Romanos 3
  • 1 Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?

  • 2 Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.

  • 3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?

  • 4 De maneira nenhuma! Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras e venças quando fores julgado.

  • 5 E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)

  • 6 De maneira nenhuma! Doutro modo, como julgará Deus o mundo?

  • 7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?

  • 8 E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.

  • 9 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado,

  • 10 como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.

  • 11 Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.

  • 12 Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

  • 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;

  • 14 cuja boca está cheia de maldição e amargura.

  • 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.

  • 16 Em seus caminhos há destruição e miséria;

  • 17 e não conheceram o caminho da paz.

  • 18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.

  • 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.

  • 20 Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

  • 21 Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas,

  • 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.

  • 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,

  • 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,

  • 25 ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

  • 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

  • 27 Onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé.

  • 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.

  • 29 É, porventura, Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente.

  • 30 Se Deus é um só, que justifica, pela fé, a circuncisão e, por meio da fé, a incircuncisão,

  • 31 anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei.